quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Reflexão- seminário de internet e educação


Estamos vivenciando a era do conhecimento, aonde as informações chegam de maneira muito mais ágil. A internet é uma das grandes contribuidoras para que isso ocorra, graças a sua capacidade agregadora de informações. A facilidade de pesquisa, o processo de troca de informações e a disponibilização de “bibliotecas” a transforma num meio que diminui fronteiras de raças, cor, sexo, aumentando a conexão entre o mundo.
A internet poderá ser considerada como a maior biblioteca do mundo, pois além do usuário ter contato com variadas bibliotecas virtuais, pode, através da conexão com pessoas do mundo inteiro, ter uma informação desejada sobre qualquer assunto ou área do conhecimento de seu interesse, mais rapidamente.
Com isso, a educação não deverá ficar por traz nesse aspecto, a concepção da aprendizagem deve estar acompanhando esse processo de mudança mundial, promovendo uma transformação no momento de produzir, armazenar e disseminar informações. Como destaca Fagundes (1997) –“ Nos ambientes de aprendizagem informatizada com microcomputadores ligados em redes local e internacional (Internet), novas dimensões de interação são acrescentadas. Dentre as dimensões mais interessantes que o computador traz ao processo de aprendizagem, destaca-se a possibilidade de ir além da linearidade.”
No momento em que o aluno tem acesso ao espaço ilimitado de navegação, produz uma construção de conhecimento mais aberta, visto que esses ambientes de aprendizagem proporcionam e favorecem ao pensar criativo, dinâmico, e inovador.
A internet é indispensável para romper barreiras entre as paredes da escola e o mundo. Nesse contexto, o professor tem o papel importantíssimo de desenvolver a aprendizagem nos seus alunos a partir do intercâmbio de conhecimentos (diversidades culturais, “acesso” a variados locais, compreensão de novas realidades e etc.).
Não pode-se deixar de salientar aqui, que ao contrário do que muitos professores pensam, talvez por medo desse contato com o novo, a internet é extremamente rica para contribuir no processo de transmissão de conhecimentos. Este meio pode ajudá-lo a preparar melhor suas aulas, ampliando seus espaços de troca.
A partir do momento que o professor perceber que o computador e a internet não são seus inimigos e sim seus aliados no processo de educação estarão progredindo, não só como profissionais, mais como transformadores estruturais do processo de ensino-aprendizagem, estará enriquecendo seus conhecimentos grupais, saindo do isolamento, e assumindo uma visão mais global de mundo.
Referências:
Gadotti, Moacir, Perspectivas atuais da educação, São Paulo Perspec. [online]. 2000, v. 14, n. 2, pp. 03-11. ISSN 0102-8839.
Moran, José Manuel; Como utilizar a Internet na educação, Ciência da Informação, v. 26 n. 2 Brasilia May/Aug. 1997.

Site:
http://www.clubedoprofessor.com.br

Um comentário:

Bonilla disse...

Olá Daniela,
sinto falta em tuas reflexões daquilo que mais discutimos em sala de aula: a formação e vivência de comunidades de aprendizagem. Vc fica muito presa ao que determinados autores dizem, sem levar em consideração a crítica que fazemos em sala de aula a eles... Vamos nos apropriar mais das discussões presenciais para poder analisar os textos lidos...