domingo, 23 de novembro de 2008

Seminário de internet e educação

Relação- professor, internet, e aluno.
A internet é um meio extremamente facilitador da aprendizagem, pois traz inúmeras possibilidades de conhecimento de mundo, sua utilização contribui como uma ferramenta indispensável não só de pesquisa mas também para desbravar caminhos novos, diminuindo fronteiras entre a escola e o mundo. Porém os alunos e os professores devem estar abertos para melhor lidar com esse tipo de tecnologia, estando sempre atentos, preparados, motivados para querer saber mais, se aprofundando na pesquisa. Se não o uso da internet se tornará algo superficial, e, por tanto, extremamente “desconecta”.
Não podemos deixar de salientar que o ensinar com a internet só atingirá resultados significativos quando o professor estiver integrado num contexto estrutural de mudança do processo ensino- aprendizagem, caso contrário a internet será uma tecnologia a mais, que reforçará as formas tradicionais de ensino. Se o professor e a escola mantêm um projeto educacional autoritário, controlador, a internet não irá modificar o processo já instalado, ela só reforçará o autoritarismo existente, até mesmo o processo de pesquisa dos alunos, o professor fará de tudo para controlar.

Curiosidade:


VoCê SaBia? Já está comprovado que a utilização da internet na sala de aula aumenta a motivação e o interesse dos alunos pelas aulas. Estes se tornam mais abertos e confiantes, aumentando as conexões lingüísticas (por ter contato com variados textos e narrativas), geográficas (pelos constantes contatos com locais e culturas diferentes) e interpessoais (por está em contato com pessoas próximas e distantes), além de desenvolver a aprendizagem cooperativa.

Nenhum comentário: